A importância da linguagem
Introdução sobre a presença da linguagem na sociedade
A linguagem é uma atividade psíquica determinada pela vida social, ou seja, é através da linguagem que o ser humano consegue se comunicar e se expressar, estabelecendo importantes laços afetivos. Na sociedade existem sistemas que servem como um meio para a comunicação sendo denominado língua (sistema gramatical pertencente a um grupo), que é exercida através de discursos e diversos meios de expressão (estilo).
Viu, leitor? A linguagem é muito importante para nós e ao mesmo tempo tão complexa, mas muitas vezes não damos tanta atenção a esse assunto. Agora que compreendeu os componentes que utilizamos para nos comunicar, vamos seguir com mais curiosidades.
A língua, apesar de ser um sistema utilizado pelos cidadãos, possui variações que acontecem em todos os níveis fonéticos, fonológicos e morfológicos, como as variações diatópicas, que ocorrem nos falares locais e nas variantes regionais, as variações diastráticas, que ocorrem no nível culto e popular da língua e as variações diafásicas que ocorrem na língua falada, na língua escrita e na língua literária. A partir dessas variações é possível formar dialetos (características que uma língua assume regionalmente) e diferentes falares (peculiaridade própria de uma região). Mas é importante ressaltar que, apesar de o português possuir diferenciações, há uma unidade em sua construção, sendo mantida até hoje apreciável coesão entre suas variedades.
Desse modo, com essa introdução queremos expor esse
aprendizado ao leitor, para que seja inserido aos assuntos que serão
abordados nos próximos posts com relação à formação da língua portuguesa do
Brasil. Façam bom proveito!
Referências Bibliográficas: A obra utilizada para embasar o post foi a Nova Gramática do Português Contemporâneo (Capítulos I e II), 5ª edição, 4ª impressão. Rio de Janeiro. Lexicon, 2010 (1ª edição de 1984), de autoria de Celso Cunha e Lindley Cintra.

Comentários
Postar um comentário